terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Para cada tecido, um cuidado especial

Algodão, linho, seda... Aprenda a maneira certa de lavar e passar suas roupas para mantê-las sempre lindas.

Há tecidos que precisam ser lavados com toda a delicadeza para preservar  sua textura e cor. Outros, no entanto, podem ir diretamente da máquina de lavar para a secadora, e muitas vezes nem precisam ser passados ferro. Confira alguns cuidados específicos para cada tipo de material e mantenha suas roupas impecáveis!

*ALGODÃO: Lave a peça à máquina, com centrifugação normal. Seque na secadora ou no varal (veja as instruções na etiqueta), e passe quando estiver ligeiramente úmida, pois depois de seca será mais difícil alisar.

*LÃ: Lave à mão cuidadosamente para evitar que deforme. E não torça, apenas aperte a peça para retirar o excesso de água. Deixe que seque em posição horizontal e nunca leve à secadora, pois pode encolher. Se for necessário passar, a peça deve estar úmida e o ferro, morno.

*SINTÉTICO (como poliéster, náilon, acrílico e elastano): Lave sempre com água fria, jamais quente. Deixe que seque naturalmente e evite passar ferro. Se necessário, porém, passe do avesso, sem vapor, e em temperatura mínima.

*SEDA: Lave com água fria à mão, ou a seco. nunca centrifugue. Segue ao natural e passe quando estiver úmida, com ferro quase frio. Use um pano por cima para proteger do excesso do calor.

*LINHO: Lave à máquina ou à mão, conforme orientações da etiqueta. Seque à sombra pendurada em cabide, e passe ainda úmida, com um pano de algodão fino por cima, para evitar que brilhe.

*JEANS: Lave a peça separadamente, pois pode desbotar. Seque na secadora ou no varal e passe ainda úmida com ferro quente.

*Antes de utilizar secadora, verifique as orientações da etiqueta para não correr o risco de encolher a roupa.

FIQUE DE OLHO!

As etiquetas presas nas roupas trazem as indicações e orientações adequadas para a conservação das peças, tanto no processo de lavar e secar quanto na hora de passar. Observe SEMPRE essas orientações.

Conheça alguns símbolos que vem nas peças de roupas


Fonte: Revista Ana Maria nº853

Nenhum comentário:

Postar um comentário